Este será o post de continuação do ''Como Lavar Os Seus Cabelos? Parte I'' em que mostramos os passos mais básicos na hora da lavagem e agora vamos entrar na segunda parte da matéria! Vamos lá?!
Você conhecia os métodos para lavagem dos cabelos Noo Poo, Low Poo e Co-wash?
Noo poo Consiste em você aplicar nos seus cabelos um shampoo que NÃO contenha sulfato nos ingredientes. Porquê? O shampoo que contem sulfato, resseca o cabelo durante a lavagem, porque remove juntamente com a sujidade acumulada no dia-a-dia, a protecção fornecida pelos lípidos naturais (gordura) do couro cabeludo. Acredita-se então que aplicando pouco shampoo com sulfato ou um shampoo que não contenha sulfato você estará preservando este constituinte importante dos nossos cabelos.
A lógica é bem simples! Geralmente, os cabelos cacheados são naturalmente ressecados e frágeis, então se os lípidos são removidos com o shampoo, mesmo que depois haja a tentativa de reposição através do condicionador, creme de pentear, óleos etc., não será o mesmo que manter a oleosidade natural dos fios! E outro aspecto dos cabelos cacheados é que a oleosidade tende a depositar-se na raiz e não descer para o comprimento dos fios como acontece nos cabelos lisos, como por exemplo.
Low Poo significa uso de moderações suaves de shampoo com sulfato. Consiste em aplicar nos cabelos um shampoo como uma leve proporção de sulfato.
E por fim Co-wash! Consiste em lavar os cabelos SOMENTE com o condicionador! Mas é mais do que uma lavagem, é uma lavagem hidratante!
Para você que não sabia, o condicionador tem como função devolver o óleo
natural aos cabelos, fazendo com que fiquem condicionados e adquiram uma camada protetora -
essencial para o brilho e a nutrição. Devolver a maleabilidade,
diminuir o trauma entre uma escovação e outra são outras vantagens trazidas pela atuação dos condicionadores.
Um dos principais
componentes presentes nos condicionadores são as proteínas. Elas agem com o objectivo de reduzir o impacto de factores externos, deixando-os mais fortes e
resistentes. Factores externos como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos,
uso contínuo de secadores e chapinha e qualquer outra fonte de
calor excessiva que pode danificar e fragilizar os fios, prejudicando muito a
saúde dos cabelos.
O uso de condicionador auxilia na proteção capilar contra
esses vilões.
Mas é muito importante que você verifique o rótulo e o condicionador não contenha silicones, derivados do petróleo e parafina líquida.
No momento da lavagem, aplica-se o condicionador nos cabelos e com os dedos (e não com as unhas) esfregar o couro cabeludo levemente para levantar a sujeira, proceder com o desembaraçamento dos fios e enxaguar com bastante água para remover todo o condicionador, caso contrário todo o seu trabalho ficará perdido, visto que a sujidade permanecerá em seus cabelos.
DICA: Aconselho que a cada 15 dias você faça uso de um shampoo com sulfato para remover os resíduos das substâncias que não se dissolveram nas lavagens em que você utilizou somente o condicionador. Como por exemplo, se você utiliza produtos que contenham silicones insolúveis, óleo mineral, parafina, etc., você precisa retirar esses produtos dos seus cabelos a menos que queira ficar com um cabelo saturado, sem volume, sem brilho, com aspecto de sujo e pegajoso. Mas claro que não é isso que a gente quer, então siga a dica.
Esse tipo de lavagem é aconselhável para quem tem cabelos secos porque necessitam de oleosidade, mas também são bem recebidos em cabelos normais!
E é isso Lindonas, espero que tenha gostado, não deixe de comentar se tiver duvidas ou acrescentar suas opiniões!






0 comentários:
Enviar um comentário